Cartas aos Hebreus 7
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✔️1 ✔️2 ✔️3 ✔️4 ✔️5 ✔️6 ✔️7 ✔️8 ✔️9 ✔️10 ✔️11 ✔️12 ✔️131. Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, o qual se encontrou com Abraão, que retornava da matança dos reis, e o abençoou;
2. A quem também Abraão repartiu o dízimo de tudo; na verdade, primeiramente significa Rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é, rei de paz;
3. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem ter princípio de dias, nem fim de vida; porém, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4. Considerai, agora, como este era grande, a quem até mesmo o patriarca Abraão também deu o dízimo dos despojos.
5. E na verdade, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a Lei, de receberem os dízimos do povo, isto é, dos seus irmãos, mesmo tendo eles saído dos lombos de Abraão.
6. Mas aquele que não é contado na genealogia deles recebeu dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas.
7. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8. E no primeiro caso, de fato, homens que morrem recebem dízimos; mas no outro, [aquele] do qual se dá testemunho de que vive.
9. E, por assim dizer, até mesmo Levi, o que recebe os dízimos, pagou dízimos através de Abraão;
10. Pois ele ainda estava nos lombos de [seu] pai quando Melquisedeque se encontrou com ele.
11. Portanto, se a perfeição tivesse sido de fato pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a Lei), que mais necessidade [havia] de se levantar outro Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e não ser chamado segundo a ordem de Arão?
12. Pois ao se mudar o sacerdócio, necessariamente também se faz mudança da Lei.
13. Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14. É notório que o nosso Senhor procedeu de Judá, para a qual tribo, Moisés nada falou a respeito de sacerdócio.
15. E [isto] é ainda muito mais notório, se à semelhança de Melquisedeque, levanta-se um outro sacerdote,
16. O qual não foi constituído segundo a Lei do mandamento carnal, mas sim segundo o poder da vida incorruptível.
17. Porque ele dá testemunho [assim]: Tu [és] Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
18. Pois, de fato, há uma revogação do mandamento anterior, por causa da sua fraqueza e inutilidade,
19. (Porque a Lei nenhuma coisa aperfeiçoou); porém há a introdução de uma melhor esperança, pela qual nós nos achegamos a Deus,
20. E assim como não [foi] sem juramento, (pois, de fato, aqueles foram feitos Sacerdotes sem juramento;
21. Mas este com juramento, por aquele que lhe disse: O Senhor jurou, e não se arrependerá: Tu [és] Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque).
22. Portanto Jesus foi feito fiador de um ainda melhor testamento.
23. E, de fato, muitos são os que se tornaram sacerdotes, porque pela morte foram impedidos de continuar;
24. Mas este, por permanecer para sempre, tem um Sacerdócio imutável.
25. Portanto ele também pode perfeitamente salvar aos que chegam a Deus por meio dele, vivendo sempre para interceder por eles.
26. Porque nos era conveniente tal Sumo Sacerdote, santo, inocente, incontaminado, separado dos pecadores, e feito mais alto que os céus;
27. Que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de cada dia oferecer sacrifícios, primeiramente pelos seus próprios pecados, e depois pelos [pecados] do povo; pois ele fez isto de uma vez por todas quando ofereceu a si mesmo.
28. Porque a Lei constitui por Sumos Sacerdotes a homens que têm fraqueza; mas a palavra do juramento, que [veio] depois da Lei, [constitui] ao Filho, que foi consumado para sempre.