Cartas aos Hebreus 9
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✔️1 ✔️2 ✔️3 ✔️4 ✔️5 ✔️6 ✔️7 ✔️8 ✔️9 ✔️10 ✔️11 ✔️12 ✔️131. Ora, de fato, também o primeiro [pacto] tinha ordenanças de culto divino, e o santuário terrestre.
2. Porque um Tabernáculo foi preparado, o primeiro, em que [havia] tanto o candelabro, como a mesa, e os pães da proposição; o qual é chamado o Santuário.
3. Mas após o segundo véu, [estava] o Tabernáculo, o qual é chamado Santo dos Santos;
4. Que tinha o incensário de ouro, e a Arca do pacto, coberta ao redor, por todos os lados, com ouro; na qual [estava] o vaso de ouro contendo o maná e a vara de Arão que florescera, e as tábuas do pacto;
5. E acima dela, os querubins da glória, sombreando o propiciatório; das quais coisas agora não é [oportuno] falar em detalhe.
6. Ora, tendo sido estas coisas assim preparadas, na verdade, a todo tempo os sacerdotes entram no primeiro Tabernáculo, para cumprir os serviços divinos;
7. Mas no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferece por si mesmo, e pelos pecados de ignorância do povo;
8. O Espírito Santo dá a entender isto: Ainda não foi manifesto o caminho para o [mais santo] dos Santos [lugares], enquanto o primeiro Tabernáculo ainda está em pé;
9. O qual é uma figura para o tempo presente, em que são oferecidos, tanto ofertas, como sacrifícios, que não podem, quanto a consciência, santificar aquele que serve.
10. [Essas coisas consistem] somente em comidas e bebidas, e vários lavamentos, e ordenanças da carne, que são impostas até ao tempo da correção.
11. Mas quando veio Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, através do maior e mais perfeito Tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação;
12. Nem pelo sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez para os Santos [lugares], tendo obtido uma eterna redenção [para nós].
13. Pois se o sangue de touros e bodes, e o espalhar de cinzas de uma novilha [sobre] os imundos, [os] santifica para purificação da carne;
14. Quanto mais o sangue do Cristo, que pelo Espírito eterno ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
15. E por isso ele é o Mediador de um Novo Testamento, para que os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna, posto que uma morte veio a acontecer para reconciliar as transgressões [que estavam] debaixo do primeiro Testamento;
16. Pois onde [há] um testamento, é necessário que venha a acontecer a morte do testador.
17. Porque um testamento se confirma nos mortos; uma vez que nunca é válido enquanto o testador vive,
18. Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
19. Porque, depois de ter sido pronunciado a todo o povo por Moisés todo mandamento segundo a Lei; ele pegou o sangue dos bezerros e bodes, com água e lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto ao próprio livro, como a todo o povo,
20. Dizendo: Este [é] o sangue do Testamento que Deus ordenou para vós.
21. E semelhantemente também aspergiu com o sangue ao Tabernáculo, e a todos os vasos do serviço.
22. E quase todas as coisas, segundo a Lei, são purificadas com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
23. Portanto na verdade, é necessário as representações figurativas das coisas [que estão] nos céus, serem purificadas com estas coisas; mas as celestiais, elas mesmas com melhores sacrifícios que estes.
24. Porque Cristo não entrou para os Santos [lugares] feitos por mãos, representações do verdadeiro; mas sim para o próprio Céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.
25. Nem também para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo Sacerdote entra a cada ano para os Santos [lugares] com sangue alheio;
26. (De outra maneira lhe seria necessário padecer muitas vezes desde a fundação do mundo), mas agora ele se manifestou uma vez no fim dos tempos, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27. E assim como está ordenado aos seres humanos morrerem uma vez, e depois, o juízo;
28. Assim também Cristo, que se ofereceu uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá pela segunda vez sem pecado, aos que o esperam para a salvação.